RTP Notícias exibe série documental sobre presidenciais de 1986
Chama-se A Duas Voltas e recorda a eleição de Mário Soares.
Chama-se A Duas Voltas e recorda a eleição de Mário Soares.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Marcelo Rebelo de Sousa discursava numa cerimónia comemorativa dos 40 anos da adesão à então Comunidade Económica Europeia
O fundador do CDS é o próximo retratado na coleção Pequenas Biografias. Como evoluiu o seu pensamento político, as relações com Sá Carneiro e Mário Soares e a aproximação a José Sócrates e ao PS.
Homenagens, bandeiras a meia haste e cerimónias adiadas. O que implica o luto nacional e o que vai acontecer com as celebrações do 25 de Abril?
Com 3 anos, o filho Henrique estreou-se nos atos oficiais. No fim do reinado, Sancho I e Teresa ajudaram-no a governar e a cumprir a missão de manter a estabilidade de Portugal.
Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos têm trocado propostas e contrapropostas para aprovarem o OE para 2025. Em 1979, Sá Carneiro pediu a Soares que PS e PSD se unissem pelo bem do País.
Saneamentos e prisões políticas; as chaves da faculdade na posse dos estudantes, alguns a viver lá dentro; tareia com correntes e bastões de ferro: os dias revolucionários e perigosos da “zona libertada” de uma escola de... Direito.
O politólogo e professor de relações internacionais José Filipe Pinto sublinha, à SÁBADO, a capacidade portuguesa de adaptação a outras culturas, sem colocar em causa características próprias: o segredo dos políticos para se destacarem nas instituições internacionais.
O filme, que chega esta 5.ª aos cinemas, não é um retrato da vida do histórico político. É uma viagem às presidenciais de 1986, à fundação do PS e aos embates com Cunhal, num registo algo televisivo.
Esta é a geração que cresceu a fazer parte de associações e coletivos. Utilizam esses grupos para poderem reivindicar as suas causas e desenvolver um sentimento de pertença comum, ao mesmo tempo que desenvolvem importantes competências de liderança.
A Universidade de Lisboa tem um espólio de livros de curso que é uma viagem ao passado de políticos, poetas, comentadores e até de uma antiga primeira-dama.
Maioria de esquerda no Parlamento não deve permitir a eleição do deputado eleito pelo Chega que tem direito a candidatar um deputado ao posto de vice-presidente.
Coligação do PSD com o CDS permitiria "roubar" cinco deputados ao PS e impedir a maioria absoluta. PSD retirava ainda um deputado ao Chega e conseguiria eleger o deputado mais novo de sempre do Parlamento.
Portugueses levaram o lema do “voto útil” ao máximo: estas foram as eleições com menor número de votos nulos de sempre e as quintas com menos votos brancos. Só quatro eleições legislativas tiveram menor percentagem de votos inválidos desde o 25 de abril.